Critica: Homem de Ferro 3

Tony Stark está de volta aos cinemas!!!

Demorou, mas o Homem de Ferro voltou em um filme divertido e recheado de cenas de ação. O filme não é mais dramático e nem mais sombrio que os seus antecessores como os trailers tentavam mostrar. Na verdade, o filme deixa bem claro que o seu tom é leve e engraçado, chegando a deixar o humor menos sutil. Algo que pode ser uma herança do filme dos Vingadores que não se levava a sério em nenhum momento. O filme tem cenas de ação em maior quantidade e qualidade em relação aos outros dois filmes. Ou seja, esse é definitivamente o filme do Homem de Ferro que todos esperavam.

O filme começa com um Tony Stark atormentado por tudo o que ele passou em Os Vingadores e por isso Tony está construindo mais armaduras enquanto perde seu sono. Até que surge uma nova ameaça que foi criada no passado de Tony (como é contado pela inútil narração em off) e que pode mudar o futuro do Homem de Ferro.

A direção de Shane Black é muito diferente da do antigo diretor, Jon Favreau. Shane traz para o filme algumas características de seus outros filmes, como o dialogo rápido e cenas de ação mais pessoais entrecortadas por um humor pontual (visto em toda a parte do Tennessee, que tem ótimas cenas entre Tony e o garotinho Harley). Apesar dessas cenas mais pessoais, o diretor entrega as melhores cenas de ação da trilogia. Cenas com grandes efeitos especiais, muita tensão e humor. Principalmente as cenas dos ataques à casa de Malibu e ao Força Aérea Um.

O roteiro do novato Drew Pearce (que agora vai escrever Sherlock Holmes 3) com a colaboração do diretor Shane Black (que é roteirista do clássico Máquina Mortífera) tem diálogos rápidos e interessantes e trata muito bem dos temas políticos atuais (como terrorismo e petróleo), mas joga algumas piadas sem muito sentido durante o filme e deixa alguns furos na história. Problemas que são facilmente encobertos pelas cenas de ação, ou seja, só aqueles muito aficionados vão lembrar dos erros no final da projeção.

Uma coisa que me desapontou foi a utilização das armaduras. O filme vende a ideia de que as armaduras são um ponto importante da história com seu “poderes” e estilos diferentes, mas no final só umas duas armaduras são realmente envolvidas na conclusão. A jogada de marketing da Disney foi maior do que o esperado e as 40 novas armaduras foram inseridas no filme apenas para eles venderem 40 bonecos diferentes.

Outra coisa que me incomodou foi o fato desse filme ser o que possui menos ligações com o Universo Marvel que foi criado no cinema. Os Vingadores é brevemente citado como a causa dos traumas do Tony e só. Como o filme é o inicio da Fase 2 da Marvel, eu esperava um pouco do que está por vir, como a participação dos Guardiões da Galáxia (algo que estava sendo muito comentado nos sites especializados).

Uma coisa, que talvez seja a pior coisa do filme, é o tom de “fim de trilogia” que está presente durante boa parte do filme, sendo que também aparece um tom de reinicio por causa das mudanças do diretor. Essa ideia de fechar a trilogia não é tão interessante, já que o Homem de Ferro não parecia ter esse formato, como Batman do Nolan tinha. Os filmes do Homem de Ferro são parte de algo maior Com isso o final do filme acaba se contradizendo, pois tenta dar um fim ao personagem sem poder dar esse fim, já que é óbvio que ele ainda vai aparecer em pelo menos mais dois filmes.

Quanto ao elenco… grandes comentários não são necessários. Robert Downey Jr. está genial e com a língua afiadíssima (pra variar). Ben Kingsley está espetacular como o Mandarim, apesar de não gostar da maneira como o personagem é tratado, mas isso provavelmente está ligado ao fato de gostar muito do Mandarim dos quadrinhos.  Don Cheadle, Gwyneth Paltrow e Guy Pearce também funcionam muito bem no filme.

Enfim, o filme é muito bom. Divertido, eletrizante e até surpreendente. Seus personagens funcionam dentro do que queria ser mostrado e suas de ação são as melhores da franquia. Esse filme é bem melhor do que o segundo, mas pra mim ainda não consegue ser melhor do que o primeiro.

OBS 1: o 3D funciona em alguns momentos, mas é dispensável.

OBS 2: Pepper andou malhando depois dos Vingadores…

OBS 3: O garotinho é um dos melhores personagens do filme. Suas cenas com o Robert Downey Jr. são hilárias, além de mostrar como devia ser o Tony quando era pequeno.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Critica: Homem de Ferro 3

  1. Pardal disse:

    Ótima critica. O filme fez o que tinham prometido: trazer um lado mais pessoal de Tony Stark, deixando de lado um pouco o resto do Universo Marvel. Mas ninguém esperava que ia fazer isso de maneira tão acentuada. Achei que foi um ótimo filme, tem lá seus erros, mas no meu ponto de vista não estragam o filme. Uma coisa que percebi foi que (talvez por influência do Shane Black que foi roteirista de Maquina Mortífera) o filme tem um tom de filme de ação dos anos 80/90, com um roteiro que não se preocupa em explicar certas coisas, como por exemplo como Tony conseguiu aquele carro, com que dinheiro ele comprou aquelas coisas e também na cena do “Tony James Bond”. Pra mim o filme foi quase perfeito, tirando algumas decisões questionáveis, como por exemplo o final. Mas isso só será ruim se a Marvel não tiver nada planejado, entretanto o futuro só saberemos quando chegar e aprendi que na Marvel Studios eu confio. Agora basta esperar a promessa do final dos créditos ser cumprida, aguardamos seu retorno, Homem de Ferro.

    • Concordo com a questão de filme estilo anos 90. E acho que a Marvel não tinha nada planejado, mas como a próxima aparição efetiva do Ferroso vai ser em Avengers 2, creio que o Mestre Joss Whedon vai consertar…

      Espero que ele volte e fique por muito tempo (interpretado por Downey Jr. claro)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: