Especial: 80 Filmes para o Enem (ATUALIZADO)

download (12)

Hoje resolvi fazer um post para ajudar aqueles que vão fazer vestibular esse ano e que estão se matando de estudar. Uma ótima ideia para relaxar sem parar de estudar é assistir filmes. Eu utilizei esse método nos estudos para o Enem e para as discursivas do VestUfes, que, no meu caso, eram História e Português.

Pensando nisso, vou fazer uma lista de filmes que falam sobre temas atuais (usados como tema nas redações) e filmes históricos.

1) Filmes que possuem temas atuais (alguns desses também abordam questões históricas):

* Diamante de Sangue – Este filme aborda diversos temas interessantes, como o contrabando de pedras preciosas, desigualdade social e as guerras civis na África.

* Hotel Ruanda – Aborda a história de um conflito civil que é considerado o maior genocídio da história africana. Pode ser útil em temas voltados para a situação da África nos últimos tempos.

* Notícias de uma Guerra Particular – Documentário que faz uma discussão sobre a violência e o tráfico no Rio de Janeiro.

*Tropa de Elite 2 – Também aborda temas atuais voltados para a violência no Rio de Janeiro. Este filme é focado na atuação das milícias e na corrupção no Brasil, enquanto seu antecessor tem seu foco voltado para o tráfico. Além disso, os dois filmes falam sobre a atuação do BOPE (tema que vem gerando alguma discussão) e sobre a pacificação das favelas.

* Cidade de Deus – Um dos melhores filmes brasileiros já produzidos aborda temas parecidos com os abordados em Tropa de Elite utilizando o ponto de vista de um jovem.

* Quanto Vale ou é por Quilo? – Filme voltado para a temática racial, de onde saem temas como as cotas e a desigualdade social.

* Xingu – Filme que conta a história dos irmãos Villas Boas e seu trabalho com índios. Um tema recorrente no filme é o choque de culturas e a interação entre o homem e o índio. A situação na região ainda pode gerar bons temas para redações e um deles pode ser voltado para a construção da Usina de Belo Monte.

* Laranja Mecânica – Um filme pesado e clássico que aborda temas relacionados a violência e às atitudes do governo em relação a isso.  As criticas sociais presentes no filme podem ser relacionadas com a sociedade atual.

* Clube da Luta (critica)- Pode parecer estranho, mas Clube da Luta pode ajudar em redações sobre o consumismo, sobre idéias socialistas e sobre violência. O sarcasmo utilizado no filme para falar da sociedade e do governo também é algo a ser observado.

* Lixo Extraordinário – Documentário belíssimo que aborda a questão do lixo no Brasil, a importância da arte e ainda pode ajudar em questões sobre inclusão social.

* Preciosa – Filme que usa a história de uma garota abusada e violentada pelos pais, para falar sobre educação, pobreza, obesidade, exclusão social  e outros temas.

* Persépolis – Filme francês que pode ajudar em questões voltadas para a situação do mundo Árabe.

* Procurando Nemo – Animação que aborda assuntos relacionados ao meio ambiente, como ecologia, aquecimento global e poluição ambiental. Outros filmes de animação, como Madagascar, A Era do Gelo, Vida de Inseto e Rio, podem ajudar em questões sobre esse tema.

* A Hora mais Escura – Filme que conta a história da caçada ao terrorista Osama Bin Laden e que ainda foi criticado por falar que o governo americano permitia as torturas (o governo negou e tentou gerar um boicote ao filme). Terrorismo é um tema atual que pode ser usado em objetivas. discursivas e redações.

* Argo – Filme, vencedor do Oscar de Melhor Filme de 2013, baseado em uma história real acontecida na década de 70 no Irã. Pode ajudar em questões de história e também em questões voltadas para o mundo árabe na atualidade.

* Batalha Real – Esse filme controverso tem como pano de fundo uma competição mortal entre estudantes japoneses. Não é um filme relacionado a temas específicos, mas pode ser interessante que o estudante crie opiniões relacionadas ao sistema educacional existente no filme. Realmente uma competição mortal seria a saída para melhorar a educação e a sociedade de um país?

* Guerra ao Terror – Filme que se passa nos bastidores da guerra do Iraque. Além das guerras, o filme ajuda a entender um pouco sobre a Doutrina Bush.

*Syriana – Filme aborda dois temas muito interessantes: o comércio de petróleo pelo ponto de vista das grandes corporações e o aliciamento de crianças para o terrorismo.

* O Senhor das Armas – O filme usa os bastidores das guerras civis como pano de fundo para falar sobre o comércio de armas no mercado negro.

* Indomável Sonhadora – Esse é aquele filme que é estrelado pela menina de 9 anos que foi indicada ao Oscar. A exclusão social e o meio ambiente são temas usados com vigor na construção da história.

* O Mestre – Mas um filme indicado ao Oscar 2013. Esse tem como tema central uma seita muito parecida com a Cientologia, uma religião que vem gerando algumas discussões na sociedade. Não deve cair no Enem, por que a Cientologia não é muito famosa no Brasil. Mas é sempre bom ficar sabendo de temas atuais…

* Terapia de Risco – Esse filme também aborda um tema interessante e atual. A história é centrada na ética entre médico e paciente e também no funcionamento das indústrias farmacêuticas. Apesar dos problemas do filme, a maneira como os temas são criticados e abordados é interessante.

* Filadélfia – Um filme que fala, de maneira simples e bonita, sobre 2 temas que não deixam de ser atuais: o preconceito e o vírus HIV. Um filme espetacular que pode ser útil em questões de biologia e na própria redação.

* O Informante – Um ótimo filme estrelado por Al Pacino e Russell Crowe. Esse filme trás a tona diversas questões que ainda são discutidas, como as atitudes tomadas pela indústria do tabaco, o interesse financeiro sendo mais valorizado que a saúde humana e a ética profissional (no filme, a ética é abordada através do jornalismo, mas pode ser feito um paralelo com todas as profissões).

* O Show de Truman – Um filme que fala sobre a mídia, a publicidade, os reality shows e a liberdade. Essa liberdade é utilizada para criticar alguns temas já citados e também a religião e a sociedade. Muitos temas utilizados no filme podem ser relacionados com questões atuais, principalmente a questão dos reality shows. A maneira como uma nova realidade é criada para que a vida de Truman seja um sucesso de audiência é perturbadora, critica e verdadeira.

* Repórteres de Guerra – Um filme pouco conhecido que conta a história de um grupo de repórteres que arriscam a suas vidas para cobrir as primeiras eleições livres na África do Sul após o fim do Apartheid. O filme mostra de uma maneira brutal a realidade africana. A convivência com a fome, violência e segregação racial muda a vida do grupo pra sempre.

* Tudo pelo Poder – Filme de George Clooney que tem como plano de fundo as eleições americanas, que a grande maioria dos brasileiros não entende. O filme pode ser interessante por fazer criticas ao governo americano e por mostrar como funcionam os bastidores dessas eleições, mesmo que alguns “jogos políticos” sejam manjados.

* O Ditador – Filme divertido (em alguns momentos idiota) que satiriza os governo ditatoriais do Oriente Médio. Qualquer semelhança entre o personagem principal e Saddam Hussein (ou qualquer outro) é mera coincidência.

* V de Vingança (critica) – Um filme de ação que aborda diversos pontos interessantes, como a violência das revoluções, o anarquismo, preconceito, mídia controlada e muitos outros. Além disso, é um filme recheado de boas cenas e atuações.

* Quiz Show – Um filme de 1994 que trabalha de maneira uma discussão que não deixa de ser atual: ética x dinheiro. Aqui o dinheiro é representado pela audiência de um programa de perguntas e respostas totalmente forjado. A maneira como o filme orquestra essa discussão é bem interessante. Essa discussão já daria um filme, mas Quiz Show aproveita para criticar a desigualdade social, o poder dain fluência e o próprio público.

* Trabalho Interno – Documentário de 2011 que explica como a crise econômica atual se desenvolveu no mundo inteiro, de modo didático e simples.

* Uma Verdade Inconveniente – Documentário realizado pelo Nobel da Paz Al Gore, onde os problemas ambientais são apresentados de forma didática, deixando claro que o futuro do planeta é problemático.

* Avatar – Mesmo sendo uma ficção científica, o filme de James Cameron pode ser usado no estudo, porque faz uma interessante metáfora sobre os problemas ambientais e a abusiva exploração de recursos naturais.

* A Rede Social – Um biográfico sobre Mark Zuckerberg, o criador do Facebook – que é a rede social mais famosa do mundo. A história de Mark não cai no vestibular, mas o filme pode ajudar a escrever sobre as transformações causadas pelo avanço do mundo digital e como isso afetou as relações humanas.

* Gattaca – O filme mostra um mundo movido pela ciência e tecnologia, onde as pessoas são selecionadas geneticamente antes de nascer. Pode ajudar a escrever sobre a ética na ciência (uma das discussões mais atuais é sobre a ética nas pesquisas com células tronco) e na sociedade.

* Alemão – Uma história fictícia usada para retratar um dos momentos mais importantes do Brasil nos últimos anos, a invasão do Morro do Alemão com o objetivo de instalar uma Unidade de Policia Pacificadora (UPP). Um momento que ainda está fresco na mente de muitos brasileiros, mas que deve acabar entrando para a história daqui algum tempo.

* Tudo por um Furo (critica) – Assim como seu antecessor, O Âncora, que também vale ser assistido pelo retrato do machismo no mercado de trabalho dos anos 70, esse filme usa muito sarcasmo e ironia para criticar as notícias cada vez mais superficiais e sensacionalistas que são veiculadas no nosso mundo.

* Clube de Compras Dallas (critica) – Tive um pouco de dificuldade para decidir onde encaixar esse filme. Ele aborda uma época específica, onde a Aids era menos conhecida, mas esse é um tema que, infelizmente, não perde o frescor. Clube de Compras fala sobre a indústria farmacêutica, o preconceito e várias outras coisas que podem ser importantes.

* Ela (critica) – Mais um ótimo filme indicado ao Oscar, Ela é inteligente divertido e ainda critica muito bem um mundo isolado pela tecnologia, onde as pessoas se comunicam por Facebook, WhatsApp e não vivem as relações sociais como antigamente. É um tema muito atual que pode muito bem cair em questões objetivas ou redações.

* Capitão Phillips (critica) – Uma história real que aborda uma situação atual quando um navio é sequestrado por piratas somalianos. Assim Capitão Phillips aborda tanto os sequestros, que estão aumentando vertiginosamente, quanto a pobreza dos países africanos em relação aos americanos.

* Elysium (critica) – Uma ficção científica, com a participação do brasileiro Wagner Moura, que aborda de maneira interessante

2) Filmes relacionados a fatos históricos:

* A Guerra do Fogo – Um dos poucos filmes que retrata a pré-história de maneira próxima do que foi estudado e descoberto. O filme segue dois grupos de homínideos que entram em um conflito por fogo e território.

* 300 – Filme de aventura que retrata de maneira interessante a sociedade espartana e a guerra contra os persas. Algumas fatos são contados de maneira poética, já que não é um filme propositalmente histórico. Ainda assim, muita coisa pode ser aproveitada.

* Lincoln – Esse filme é interessante por contar uma parte da história americana que os alunos brasileiros não estudam por completo: a Guerra de Secessão e suas consequências. O filme aborda esse tema através da história de Lincoln, presidente americano que brigou pela abolição da escravatura durante seu mandato (a trama principal do filme gira em torno dessa luta). A Guerra de Secessão pode ser cobrada na parte objetiva do Enem, junto com outros assuntos referentes à história americana.

* Gladiador – Um filme muito sensacional. Esse épico de Ridley Scott remonta o Império Romano para contar a história de vingança de um romano, que após ser traído, virou escravo e gladiador. Observem o funcionamento da famosa política do “Pão e Circo”, da sociedade e do próprio Império.

* Spartacus – Outro filme de Stanley Kubrick. Esse conta a história da maior revolta de escravos da época do Império Romano. O filme mostra de maneira interessante a vida dos escravos e a política romana.

* 1492: A Conquista do Paraíso – Épico de Ridley Scott que conta a história de Cristovão Colombo e sua viagem que resultou, mesmo que sem querer, no descobrimento da América.

* Lutero – Esse é o filme mais recente sobre a história de Martinho Lutero. O filme alemão conta, com pequenas imprecisões históricas, a história do monge que iniciou a Reforma Protestante.

* Tempos Modernos – Um clássico do cinema. Uma sátira a Revolução Industrial realizada com perfeição por Charles Chaplin. Mostra a vida difícil dos operários com um humor peculiar e afiado.

* O Encouraçado Potemkin – Esse filme russo de 1925 é uma obra universal sobre a injustiça e o poder coletivo das revoltas populares. Uma obra singular sobre a Revolução Russa, que é um tema muito cobrado em vestibulares.

* Adeus, Lênin! – Um ótimo filme que pode ser usado para entender a divisão sócio-econômica que ocorreu no mundo durante a Guerra Fria e as consequências do fim da mesma na Alemanha. O espectador acompanha a divertida (e dramática) saga de um filho que remonta a Alemanha Socialista para que a mãe não saiba que esta acabou. Os detalhes sutis de como foi essa divisão e como a mesma alterou o dia a dia das pessoas são muito bem mostrados no filme.A Guerra Fria é um tema muito cobrado no Enem.

* Treze Dias que Abalaram o Mundo – O filme conta a história da Crise dos Mísseis de Cuba e todo o desenrolar da situação que poderia ter causado a 3ª Guerra Mundial. A história é contada pela visão do presidente John F. Kennedy, o homem que poderia ter causado uma Guerra Nuclear.

* Boa Noite e Boa Sorte – Em 1950, a ameaça do comunismo gerou uma onda de ideias paranoicas nos EUA. Uma dessas é o Macartismo. Uma política de caça aos comunistas, criada pelo senador Joseph McCarthy, que perseguiu diversos artistas, jornalistas e qualquer pessoa suspeita de ser comunista. A atmosfera de medo, as delações e as consequências dessa política são bem retratadas no filme.

* Dr. Fantástico – Comédia de humor negro, dirigida por Stanley Kubrick, que satiriza a paranoia e o militarismo presentes na Guerra Fria. O filme se passa em uma “sala de guerra”, que se reúne quando um general louco tenta lançar uma bomba na União Soviética. O humor negro afiado faz menção aos cientistas loucos, aos militares e até a Hitler. Todos muito engraçados e estereotipados.

* Jogos de Poder – O filme retrata os bastidores políticos em torno da Guerra do Afeganistão, onde EUA e URSS não se enfrentavam diretamente, mas apoiavam as frentes de guerra no Oriente Médio (essa guerra “indireta” é uma das características da Guerra Fria). O filme retrata bem a política dividida da época, disputas de poder dentro dos EUA e as ironias históricas que levaram os EUA a enfrentar o mesmo que apoiou na luta contra o terrorismo.

* Nascido para Matar/Platton/Apocalypse Now – Uma trinca obrigatória de filmes sobre a Guerra do Vietnã. Visões diferentes que abordam quase tudo sobre essa guerra, que é outro exemplo de guerra indireta entre URSS e EUA. A Guerra do Vietnã não é o assunto mais cobrado nos vestibulares, mas é sempre bom estudar – e com 3 filmes geniais fica melhor ainda.

* Sem Novidade no Front – Filme americano de 1930 que fala sobre a 1ª Guerra Mundial através da visão de jovens soldados alemães. O jovens soldados percebem que a guerra é ilógica e nada heroica – uma visão diferente à daqueles que estão observando a guerra de fora. A cena onde Paul confronta o seu professor é sensacional.

* Cavalo de Guerra – Um filme que mostra um pouco da 1ª Guerra Mundial através da jornada de um cavalo e do seu dono. Não é um filme que mostra fatos históricos, mas ainda assim passa um pouco dos horrores da 1ª Grande Guerra.

* Gallipoli – Esse filme, estrelado por um Mel Gibson jovem, conta a história de uma das batalhas mais famosas da 1ª Guerra. A batalha de Gallipoli, na Turquia, é contada através da visão de jovens combatentes australianos.

* A Lista de Schindler – Esse é um dos melhores filmes sobre a 2ª Guerra Mundial. A trama é focada em Oskar Schindler, um empresário que resolve salvar os judeus, e no sofrimento dos mesmos dentro do campos de concentração nazistas. Um filme emocionante e poderoso que mostra de maneira crua os horrores da guerra.

* A Queda – Esse filme explora o nazismo por dentro. A história dos últimos dias de Hitler é contada por sua última secretária, Traudl Junge. O filme explora de maneira interessante a personalidade e os ideais do ditador nazista, sempre mostrando Hitler como um ser humano normal.

* A Vida é Bela – Comédia – meio dramática – italiana que segue Guido, um sujeito divertido e simples que é mandado para um campo de concentração nazista e faz de tudo para convencer seu filho de que eles estão jogando um jogo para afastá-lo dos horrores da guerra.

* O Menino do Pijama Listrado – Outro filme focado na vida dentro dos campos de concentração nazistas. Esse filme é ancorado na amizade de dois garotos que vivem realidades totalmente distintas.

* O Pianista – Mais um filme que aborda a vida dos judeus durante a 2ª Guerra Mundial. Esse filme, dirigido por Roman Polanski, mostra o sofrimento dos judeus de maneira crua e dolorosa. O filme se chama O Pianista, por que conta a história de Wladyslaw Szpilman – um pianista judeu.

* O Resgate do Soldado Ryan – Esse filme, que foi dirigido por Steven Spilberg (assim como “A Lista de Schindler”), aborda a guerra de uma maneira diferente, já que se aproxima mais de um filme de ação do que de um drama. A maior parte da história é fictícia, mas mostra a guerra com grande intensidade e realismo. O principal destaque desse filme é a sensacional cena de abertura, que recria, com extrema fidelidade, o Dia D.

* A Conquista da Honra/Cartas de Iwo Jima – Dois filmes, dirigidos por Clint Eastwood, que contam a mesma história por visões diferentes. O primeiro conta a história da Batalha de Iwo Jima através da experiência de soldados americanos que voltaram para casa como heróis (antes, eles fazem uma caravana pelo país para arrecadar dinheiro para a guerra). O segundo usa o ponto de vista dos soldados japoneses para contar a mesma história. Esta troca entre os pontos de vista é bem interessante, justamente por mostrar os dois lados da guerra de maneira fiel.

* Into the Storm – Esse filme, que foi produzido pela HBO, retrata os primeiros anos de Winston Churchill como 1º Ministro da Inglaterra no início da 2ª Guerra Mundial. O filme retrata o lado humano de Winston e também sua importância política durante a guerra.

* O Grande Ditador – Outra obra de Charles Chaplin. Mais uma sátira sagaz e inteligente. Dessa vez Chaplin faz graça com os governos totalitários que tomavam conta da Europa. A visão de Chaplin sobre Hitler é inteligente e impagável.

* Pra Frente Brasil – Um filme sensacional que aborda muito bem a ditadura militar. Uma coisa interessante é o contraste entre a ditadura e a Copa do Mundo de 1970 e a maneira como o povo brasileiro esqueceu das torturas e dos problemas para torcer pela seleção brasileira. Esse filme acaba se encaixando um pouco na realidade atual, onde o Brasil passa por um momento turbulento em época de Copa.

* O Que é Isso Companheiro? – Esse filme também aborda a ditadura militar, mas aqui o ponto de vista é diferente. Esse filme conta a história do sequestro de um embaixador americano (interpretado por Alan Arkin) no Brasil. O sequestro foi planejado e realizado por ativistas de esquerde que pretendiam trocar o embaixador pela liberação de vários presos políticos.

* Batismo de Sangue – Esse filme conta a história de frades que começam a ser perseguidos depois que transformam o convento em um forte de resistência contra a ditadura. Mais uma bela representação da ditadura no Brasil.

* Zuzu Angel – O filme retrata a luta de uma mãe contra o governo opressor para reaver o corpo de seu filho, que tinha sido capturado e morto. Um filme emocionante que mostra o sofrimento dos militantes e das suas famílias.

* O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias – O garoto Mauro vai morar com o seu avô porque seus pais precisam fugir da ditadura. Nesse período, Mauro sofre com a morte do seu avô, acompanha a seleção brasileira e a repressão dentro de um bairro judeu de São Paulo.

* Olga – Filme brasileiro que conta a história de Olga Benário Prestes, uma mulher alemã, judia e militante comunista que vem para o Brasil junto com Luis Carlos Prestes para liderar o Partido Comunista. Olga é presa e enviada, pelo governo de Vargas, para os campos nazistas. O filme acaba mostrando vários temas históricos, como o nazismo, o comunismo e a Era Vargas.

* Mauá: O Imperador e o Rei – Filme brasileiro que conta a história do Barão de Mauá, figura história que lutou pela industrialização do Brasil. Mauá, como bom vanguardista, construiu ferrovias, iluminou ruas e lutou para que o Brasil pensasse no futuro – algo rejeitado por políticos conservadores da época.

* Gandhi – Outra figura histórica que costuma cair nos vestibulares. Esse filme, dirigido por Richard Attenborough e estrelado por Ben Kingsley, é um dos melhores retratos biográficos de Gandhi. O imperialismo que levou a Inglaterra a colonizar a Índia, a sociedade indiana e os ideais de Gandhi são alguns dos pontos que devem ser observados.

* Getúlio – Filme lançado esse ano, estrelado por Tony Ramos, que segue os últimos dias de Getúlio Vargas, mostrando um pouco do momento político vivido pelo Brasil durante o seu governo. E também é bom saber que Getúlio se suicidou e não morreu em um acidente após ingerir álcool.

* Vidas ao Vento – Naquele que talvez seja o filme mais pé no chão de Miyazaki, podemos ver mais um pouco da visão japonesa da Segunda Guerra Mundial através da biografia de Jiro Horikoshi, o engenheiro aeronáutico responsável pelos aviões mais avançados da época.

* 12 Anos de Escravidão – O único filme sobre a escravidão nos Estados Unidos que retrata a época de maneira cruel e verídica. O vencedor do Oscar de Melhor Filme desse ano segue um negro livre que é sequestrado e obrigado a passar pelos 12 anos de escravidão do título. Geralmente não vemos o lado americano dessa época ser cobrado os nossos vestibulares, mas a realidade e a violência sofrida pelos negros não muda muito de lá pra cá.

* Serra Pelada – Outro bom filme brasileiro que aborda aspectos históricos interessantes. Mesmo usando uma história fictícia no enredo, o pano de fundo feito da extração do ouro em Serra Pelada é bem retratado, podendo ser utilizado para o aprendizado.

OBS 1: No filme “Repórteres de Guerra”, é contada a história por trás de duas fotos premiadíssimas que eu posto abaixo:

o abutre e a criança by Kevin Carter

soweto by Greg Marinovich

A primeira se chama “O Abutre e a Criança” de Kevin Carter e a segunda, que foi tirada por Greg Marinovich, é chama de “Soweto”.

OBS 2: Os comentários que fiz sobre os filmes listados são superficiais. Não são criticas completas. É só um guia pra quem quer estudar através dos filmes.

OBS 3: Existem muitos outros filmes que poderiam estar nessa lista, mas para deixá-la enxuta tive que retirar alguns filmes. Tentei deixar os melhores filmes ( desde que abordassem os temas de maneira interessante) sobre os diversos temas. Infelizmente, também não consegui abordar todos os temas atuais e nem todas as matérias de história.

OBS 4: Também tentei listar os filmes mais famosos, pois esses são mais fáceis de serem encontrados. Todavia, alguns clássicos não puderam ficar de fora…

OBS 5: Alguns filmes retirados da lista: Os Miseráveis, No, O Patriota, A um Passo da Eternidade, Alexandre, Tróia, Cruzada, Coração Valente, Coração de Cavaleiro, O Nome da Rosa e Pearl Harbor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: